segunda-feira, 24 de agosto de 2009

“O jovem, na dimensão da fé, é um jardim com vontade de servir
e com a liberdade de decidir se é para a vida ou para a morte”.

(Hilário Dick)


Encerramos neste domingo o 1º Encontro de Formação de Assessores da Arquidiocese de Campinas, que contou com a presença de 35 assessores/as da Pastoral da Juventude de nosso Sub-Regional. O tema do encontro, “A importância e a identidade do/da assessor/a”, foi trabalhado pelo padre Hilário Dick (S.J), ex-assessor nacional da PJ.

O Encontro teve como linha de reflexão o documento Evangelização da Juventude, da CNBB. Segundo o padre Hilário, o documento lembra que a tarefa evangelizadora exige o kerigma, ou melhor, o anúncio de uma “conversão” – da morte para a vida. Nesta tarefa o/a assessor/a (acompanhante) de juventude precisa planejar sua ação atento/a a todas as situações que não geram vida. Onde houver sinal de morte, ali deve estar presente o/a acompanhante, que age-provoca-altera-anuncia-denuncia. A morte não é o fim, e nem entorpece o cristão. Aqueles/as que crêem em Jesus não se deixam abater mesmo diante da morte, mas são anunciadores/as da ressurreição, portadores/as da vida em abundância.

Tivemos a oportunidade de refletir o papel desempenhado pelos/as assessores nos mais diversos momentos da juventude, devendo ser eles/alas, para a juventude, verdadeiros acompanhantes. E este serviço, como um ministério de assessoria, tem uma missão muito bonita, “exigente como o amor, escancarada como a esperança e enraizada como a fé”; cabe aos ministros/as da assessoria o papel desafiador de dar à juventude as ferramentas necessárias para que possam abrir, cada vez mais, os caminhos para a Civilização do Amor.

Agradecemos com muito carinho a todos/as os/as participantes deste Encontro, vindos de Amparo, Bragança Paulista, Campinas, Limeira e Piracicaba. Juntos, numa próxima etapa de nossa formação, poderemos construir laços ainda maiores de solidariedade, amizade e companheirismo.

Alimentando-nos sempre da utopia do Reino, até uma próxima oportunidade e que o Deus da Esperança nos cumule de muito amor para podermos partilhá-lo verdadeiramente com nossa querida juventude.

Paz e Bem!

Equipe de Assessoria PJ Campinas

Nenhum comentário:

Visitas