terça-feira, 14 de junho de 2011

Amor X Insegurança


O que move as pessoas?

Muitos dirão que é o amor. Sem dúvida alguma o amor é uma força que move os seres humanos, mas há outra pulsão capaz de gerar mais paixão do que o amor. Na verdade, o que move as pessoas – e o mundo – é a insegurança.

O amor causa a insegurança. Ou a falta de amor. Ou o medo de não ser amado. E quando ficamos inseguros, fazemos as piores coisas. Tudo, todas as coisas ruins, as atitudes erradas dos seres humanos, vem da insegurança, do medo de ser enganado, do medo de ser deixado para trás.

Exemplo clássico da insegurança causada pelo amor é Otelo, personagem de Shakespeare, que apesar de toda a fama e grandeza, denota demasiado medo de ser traído por Desdêmona. A dor memorável, ou a memória induzida pela dor, emana de uma ambivalência, ao mesmo tempo cognitiva e afetiva.

O que precisamos entender é que a pior traição é aquela que acontece dentro de nossa cabeça. No fundo estamos traindo a nós mesmos. Estamos traindo a nossa confiança, traindo a confiança que temos nas pessoas que amamos. E a pergunta que fica é simples: Como vencer a insegurança? Como revelar a verdadeira força do amor, que é muito mais forte que a insegurança?

Enquanto não conseguimos responder a essas questões, temos que lutar contra este sentimento, ao mesmo tempo tão humano e tão nocivo à humanidade, ou à humanização de nossas relações.

Um comentário:

Micael Araújo Andrade disse...

O amor é visto como a compra de alguém, tomamos posse do ser amado.
Na verdade amor é entrega, vale mais a lealdade do que a fidelidade, pessoas passam e cada um tem seu destino pra seguir, a liberdade de amar é amar várias vezes sem culpa!
Insegurança é medo de perder o objeto conquistado e não o amor alheio. Somos egoísta e egocêntricos.

Micael A. Andrade

Visitas