quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Como medir o valor de um grande homem?

É preciso propor aos homens um grande objetivo.
Lebret

Thiago, meu irmãozinho, sabe como se mede o valor de um homem? Pelos sonhos que ele tem. E só se reconhece um grande homem pela coragem que ele tem de lutar pelos seus sonhos. Certa vez me disseram que é bobagem buscar ser um grande homem, talvez seja para quem já desistiu de ser homem, mas para nós essa busca deve ser constante e, sobretudo, verdadeira. Ser um grande homem não significa ser melhor que os outros, mas ser, a cada dia, melhor do que foi ontem. Superar-se a si mesmo no percorrer da vida a caminho da eutopia: eis o significado que para mim tem o ser “grande” do homem.


Escrevo isso com o chamativo de seu nome por acreditar que você está entre os poucos que se superaram e que trazem consigo as marcas indeléveis desse caminhar. E perceber isso me deixa muito feliz, pois tenho a teimosa certeza de que minha fé está certa. Tenho o costume de depositar fé nas pessoas que se deixam revelar-se pelo olhar. Nos últimos anos tive a graça de ter fé em muitas pessoas. É isso que me anima a ter fé em mim mesmo.

Em meio ao campo de batalha, na perseguição mais violenta, na câmara de tortura, no avião prestes a cair ou no navio que afunda, o grande homem é aquele que não esquece as razões pelas quais está lutando. A fé depositada, a esperança militante, nesses homens, jamais conhece a derrota. Jigoro Kano dizia que quem teme perder já está derrotado. Medo sempre haverá, porém ele não pode impedir a luta. E o que me torna mais esperançado é ver jovens como você, e outros tantos, buscando a grandeza de serem homens, acreditando na vida, superando-se a cada dia. Segundo Lebret, “é preciso propor aos homens um grande objetivo... eles sofrem por serem convidados, apenas, para o medíocre”. Que o grande objetivo de nossas vidas seja esse: o de sermos grandes homens.

No Caminho... no fraterno abraço da esperança, que espera dos outros o que não desistiu de querer...

Um comentário:

Thiago D. Castro disse...

Maycon!!!
Sem palavras... Esse texto caiu como luva para os dias que tenho passado...
"Não somos revolucionários, somos a própria revolução!" Esse é o futuro dos grandes homens... Caminhemos como Peregrinos no Mundo indo além das Fronteiras da Esperança onde encontraremos todos os que sonham com um mundo melhor...
Abraços!!!
Thiago.

Visitas